Fundada em 1947, no dia sete de setembro e reconhecida como órgão consultivo em 1º de julho de 1955, a Associação Odontológica do Norte do Paraná (AONP) nasceu como entidade de classe representativa dos cirurgiões dentistas. Entre os objetivos dos seus fundadores, o progresso da odontologia enquanto ciência e profissão, a partir da união dos profissionais e da organização de congressos e eventos científicos.
Um dos principais batalhadores para isso foi Roque de Campos Paulino. A primeira diretoria, entretanto, só foi eleita em 1953, tendo à frente Alfredo Puglieli e Sebastião Simões Gomes como vice. A partir de então, a entidade passou a registrar seus momentos mais importantes, sempre visando a elevação do nível profissional, a moralização da categoria (na época existiam muitos que exerciam a profissão ilegalmente) e a preservação do bom nome da classe. Em pouco tempo, a AONP passaria a assumir importante papel na classe odontológica da região.
A AONP foi também a responsável, em 1962, pela instalação da Faculdade de Odontologia do Norte do Paraná, cujo primeiro diretor foi Newton Expedito de Morais, ex-presidente da AONP e um dos responsáveis pela sua instalação.
Em 1972, na gestão de Edson Gradia (1971 a 1976), para substituir a antiga sede do Edifício Autolon, a AONP se mudou para o Jardim Dom Bosco, onde permaneceu até o início de 2011. Agora a AONP está funcionando na Rua Minas Gerais nº 297 sla 173 Edifício Palácio do Comércio - Londrina - PR.
Depois de mais de 70 anos, a Associação Odontológica se mantém fiel a seus princípios e tem papel fundamental na reciclagem e atualização profissional do dentista, além de ser importante órgão de contribuição à melhoria da saúde da população.
Para isso, vem promovendo cursos, simpósios, palestras e mantém um Grupo de Estudos Multidisciplinar para reciclagem de seus associados. As atividades sociais também são um foco importante da entidade, com o objetivo de integrar os cirurgiões-dentistas.