Artigos

Saúde bucal de idosos necessita de mais cuidado

Saúde bucal de idosos necessita de mais cuidado

14/03/2019

A professora Alma Blásida Concepcion Elizaur Benitez Catirse, do Departamento de Materiais Dentários e Próteses da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, falou no programa Saúde sem Complicações da Universidade de São Paulo.


No programa, a professora explica quais os principais cuidados que os idosos precisam tomar e as prevenções para essa população ter uma boa saúde bucal. Segundo Alma, o envelhecimento é um processo natural, que gera alterações anatômicas, fisiológicas e psicológicas e assim afeta a cavidade bucal dos idosos, como, por exemplo, as papilas gustativas, que perdem a percepção do salgado e do doce. “Isso faz com que eles acabem utilizando mais sal e açúcar nos alimentos, o que traz consequência pouco saudável.”


Além disso, Alma fala que, com o tempo, as glândulas salivares passam a produzir menos saliva e isso pode causa boca seca, a xerostomia. “Esses são fatos que trazem consequências para a saúde de forma geral, por isso o idoso necessita de mais atenção, ainda mais idosos que tenham doenças sistêmicas, como diabete e hipertensão.”


A professora alerta que esses idosos tomam muitos medicamentos, que também acarretam danos à cavidade bucal, como a xerostomia, que pode levar à formação de cárie, aftas, úlceras, lesões na mucosa e, se o idoso utilizar prótese, pode causar lesões. “O idoso precisa de mais cuidados e visitas regulares ao dentista e ao médico”, finaliza.

 

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone. Ouça aqui, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.

 

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/saude-sem-complicacoes-programa-5-6-saude-bucal-de-idosos-necessita-de-mais-cuidado/