Artigos

Higiene bucal é fundamental em bebês

Higiene bucal é fundamental em bebês

01/06/2022

Logo nos primeiros dias de vida do recém-nascido, é necessário cuidar da higiene bucal deles. Apesar de não ingerir alimentos sólidos, o leite acumula resíduos na mucosa bucal, o que pode ocasionar o surgimento de placas bacterianas.

Como a boca dos bebês é muito delicada, a higienização deve ser feita com gaze ou fralda umedecida em água limpa. O processo deve ser regular, de preferência após a última mamada do dia. De acordo com especialistas, eliminando diariamente os resíduos deixados pelo leite, a criança cresce mais saudável e a boca fica preparada para a primeira dentição.

À medida que a criança cresce, a higienização deve ser realizada de forma diferente, com dedeiras ou escovas com creme dental sem flúor. O ideal é que o bebê seja acompanhado por um profissional desde o nascimento, pois o dentista poderá esclarecer dúvidas dos pais e avaliar a saúde bucal da criança.

A amamentação contribui para o bom desenvolvimento muscular e esquelético da face. Já a cárie é uma doença que pode ser transmitida para a criança quando o responsável assopra ou experimenta a comida do bebê com a mesma colher. Crianças que consomem mamadeiras muito açucaradas são mais propensas a desenvolver cáries.

 

Autor: Fonte Comunicação

Fonte: Boa Saúde